Entre os dias 20 a 23 de julho de 2017 realizou-se na diocese de Joinville, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), o XII Encontro do Conselho Nacional de Emaús (ECNE). Contando com os representantes dos diversos secretariados estabelecidos no Brasil, a diocese de São João del-Rei foi representada pelo diretor espiritual do subsecretariado de Lavras, Pe. Bolivar, o web-master do Secretariado Nacional, Willian Carvalho representantes do Secretariado de São João del- Rei, Lauro Lamounier, Caroline Taniê, Jonathan Amaro e por representantes de Lavras, Douglas Vinícius e Edson.

Para os que desconhecem o trabalho desse movimento juvenil, trata-se de um curso de valores humanos e cristãos aplicado a jovens de 18 a 29 anos de idade cujo objetivo fundamental é conscientização sobre o valor do ser humano, a partir da pessoa de Jesus Cristo, para dispor da sua capacidade em favor da evangelização do reino de Deus por meio da Igreja, vivendo e aprendendo em comunidades missionárias.

O tema deste último Conselho Nacional de Emaús foi “Maria, Modelo para os Discípulos”, tendo como lema: “Eis aqui a serva do Senhor (Lc 2, 38)”. No decorres dos dias as palestras e as orações matinais e noturnas auxiliaram na compreensão mais profunda sobre a importância da participação de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe do plano salvífico, bem como, as virtudes que a tornaram a grandiosa discípula obediente dos desígnios divinos: desde o “sim” da anunciação, perpassando as dores da cruz à alegria da ressurreição, culminando na vinda do Espírito Santo até sua Assunção aos céus.

O movimento de Emaús de São João del-Rei realizou neste domingo (21), uma Maranata para celebrar a Virgem Maria. Por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida e 100 anos da aparição de Fátima, caminheiros se reuniram na paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Prados para celebrar este momento.

O encontro começou no início da tarde, com um momento de músicas marianas. Depois foi conduzido a recitação do santo terço e o casal vice-presidente, Luiz e Ana Alves encerraram este momento com uma oração de agradecimento a Maria pela sua intercessão mediadora junto do Senhor.

O segundo momento ficou por condução do diretor Espiritual do Movimento, Pe. Vinícius Idefonso Campos, que palestrou sobre a figura de Maria dentro da religião e Igreja Católica.  Um momento muito rico sobre pontos da mariologia, onde proporcionou aos presentes um maior conhecimento da figura da Virgem de Nazaré. O encerramento aconteceu com a celebração da Santa Missa na igreja de Nossa Senhora do Rosário, também em Prados.

Veja as fotos aqui

Foi publicado neste dia 21 de Março a ampla mensagem do Papa Francisco aos jovens do mundo inteiro em preparação da 32ª Jornada Mundial da Juventude 2017 que se celebra a nível das Dioceses a 9 de Abril próximo, Domingo de Ramos. O tema é “Grandes coisas fez em mim o Omnipotente”. Na diocese de São João del-Rei a Jornada Diocesana da Juventude vai acontecer no dia 22 de Abril.

Este ano, para favorecer uma mais ampla difusão da mensagem, o Papa Francisco quis que fosse apresentado aos jovens em vídeo, onde ele se refere a algumas temáticas tratadas no documento e convida os jovens a empreenderem o caminho de preparação espiritual com vista na Jornada Mundial da Juventude a ter lugar no Panamá de 22 a 27 de Janeiro de 2019.

O Papa começa, no vídeo, por recordar o encontro cheio de vida em 2016 na cidade polaca de Cracóvia, donde partiu o caminho que levará ao Panamá em 2019. Momentos que Francisco considera de grande importância para o diálogo com os jovens e por isso mesmo quis que esse itinerário “se fizesse em sintonia com a preparação do próximo Sínodo dos Bispos que será dedicado a vós, jovens…”

Francisco refere-se depois a Nossa Senhora que acompanha neste caminho como Aquela que soube fazer a vontade do Senhor, que soube pôr-se a caminho para encontrar sua prima Isabel, idosa e necessitada da sua proximidade.

“Não fica fechada em casa, porque não é uma jovem-sofá que procura estar cómoda e num lugar seguro, sem que ninguém a incomode. É movida pela fé, porque a fé é o coração de toda a história da nossa Mãe”.

“Caros jovens, Deus olha também para vós e vos chama e quando o faz vê todo o amor que sois capazes de dar.”.

O Papa prossegue na sua vídeo-mensagem recordando aos jovens que, tal como a jovem de Nazaré, também eles são capazes de deixar na História uma marca importante.

“A Igreja e a sociedade precisam de vós. Com a vossa abordagem, com a  coragem que tendes, com os vossos sonhos e ideais, caem os muros do imobilismo e se abrem caminhos que nos levam para um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano”.

O Papa encoraja os jovens a cultivar, nesta caminhada, uma relação de familiaridade e amizade com a Virgem Santa, que é nossa Mãe, e convida-os a falar ela Ela, e com Ela dar graças a Deus pelo dom precioso da fé recebida dos antepassados, a confiar-lhe a própria vida, seguros de que, como uma boa Mãe, os escuta, os abraça, e os quer bem.

“Asseguro-vos que se o fizerdes não vos arrependereis . Boa peregrinação em direcção à Jornada Mundial da Juventude de 2019. Que Deus vos bendiga”. 

Leia aqui a mensagem na íntegra

Assista aqui o vídeo na íntegra

Fonte: Rádio Vaticano

 

À tarde do último domingo, 18, foi marcada por grande alegria, diversão e evangelização em Lagoa Dourada. Isso porque os jovens do grupo de pós-Emaús da cidade, juntamente com várias outras pessoas de boa vontade, se uniram para dar às crianças e familiares uma tarde muito prazerosa na quadra da Escola Municipal Angelina Medrado.

Aproximadamente 350 crianças, de toda a cidade, marcaram presença e tiveram pipoca, algodão doce, suco e outras guloseimas à vontade. Divertiram-se também no pula-pula, piscina de bolinhas, ganharam pinturas faciais e participaram de muitas brincadeiras, sem gastar nada.

 

Os jovens do grupo “Pós-Emaús Renovação” se mobilizaram e obtiveram, além da ajuda da paróquia Santo Antônio, o apoio de comerciantes da cidade e de diversas pessoas caridosas que não mediram esforços para realizar essa bonita ação social nesse tempo natalino.

 

Além de cuidar das brincadeiras e da alimentação, os jovens ainda se vestiram de personagens (Patati e Patatá, Mamãe e Papai Noel, …) e encenaram um belo teatro, ensinando para as crianças a história do nascimento do Menino Jesus.

 

Todos se esforçaram muito e conseguiram colocar muitos sorrisos nos rostos de todos os que estiveram presentes, tanto crianças, quanto adultos, que puderam vivenciar uma boa atividade em família que há muito não tinham.

Texto: Ronan Costa / Seminarista

Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

 

No último sábado, 17, o verdadeiro espírito natalino topou conta da cidade de Prados. Cerca de 30 jovens disponibilizaram parte do seu tempo para promover um natal diferente para os moradores da comunidade do Coqueiro. A ação, promovida pelo grupo de Emaús Renascer é realizada há três anos.

 

A ação teve início na capela da comunidade, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Houve adoração ao Santíssimo Sacramento e Celebração da Palavra. Tudo, reforçando o verdadeiro sentido do natal: O nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. “A proposta é realizar um momento solidário e levar para a população o verdadeiro significado da festa, que não se resumi em presentes e festas, mas sim na oração e partilha”, explica Dinaldo Silva, membro do grupo juvenil.

 

Após o período de espiritualidade os jovens saíram pelas suas da comunidade, distribuindo doces, guloseimas diversas e muita alegria.

 

Reportagem: Lucas Silveira

Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

Os bispos conclamam as comunidades a se manifestarem publicamente em defesa da vida

Nesta quinta-feira, 01 de dezembro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta nota oficial na qual reafirma a posição da Igreja de “defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural”.

Os bispos reafirmam também “incondicional posição em defesa da vida humana, condenando toda e qualquer tentativa de liberação e descriminalização da prática do aborto. Conclamamos nossas comunidades a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção”.

 

Leia a Nota:

 

NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA

“Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida ” (cf. Dt. 30,19)

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, por meio de sua Presidência, manifesta sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural (cf. Constituição Federal, art. 1°, III; 3°, IV e 5°, caput).

 

A CNBB respeita e defende a autonomia dos Poderes da República. Reconhece a importância fundamental que o Supremo Tribunal Federal (STF) desempenha na guarda da Constituição da República, particularmente no momento difícil que atravessa a nação brasileira. Discorda, contudo, da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF.

 

Reafirmamos nossa incondicional posição em defesa da vida humana, condenando toda e qualquer tentativa de liberação e descriminalização da prática do aborto.

Conclamamos nossas comunidades a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção.

 

Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, interceda por nós, particularmente pelos nascituros.

 

Brasília, 1º de dezembro de 2016

 

Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília-DF
Presidente da CNBB

 

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador-BA
Vice-Presidente da CNBB

 

Dom Leonardo UlrichSteiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

 

Cerca de 60 jovens se reuniram e trocaram experiências sobre o Emaús e o papel de cristão no serviço à comunidade paroquial.


 

No último domingo (28), dezenas de jovens de Emaús se reuniram para o encontro “Caminho da Aldeia”. A ação foi organizada pelo Secretariado Diocesano de Emaús com o objetivo de formação dos membros, troca de experiências dos diversos grupos de vivência e avaliação do movimento e do papel de cada pessoa no serviço à comunidade paroquial.


Representantes dos grupos Renascer (Prados), Alerta Dinâmico (Rio das Mortes), Conto Contigo (Barroso), Semente de Deus (Dores de Campos), Renovação (Lagoa Dourada), além de caminheiros da cidade de São João del-Rei e do distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho) marcaram presença na Escola Estadual Governador Milton Campos (Polivalente) para passar uma tarde de reflexão.


O diretor espiritual do Movimento, Pe. Vinícius Idefonso Campos, falou sobre o papel do cristão e também do caminheiro de Emaús na volta à Jerusalém, ou seja, no seu retorno para a sua família, para a sua comunidade paroquial, para o serviço da (e na) Igreja. 

 

Como gesto concreto deste encontro, os caminheiros de Emaús deveria arrecadar brinquedos para a campanha “Natal Feliz Emaús”. Foram arrecadados mais de 300 brinquedos que serão distribuídos para crianças carentes de uma localidade da cidade.


Houve um momento de partilha entre os presentes que foram divididos em grupos e no final cada uma das equipes tiveram que apresentar uma paródia musical ligada ao debate proposto: o serviço do cristão na comunidade-igreja.

 

 

Willian Carvalho

Equipe de Comunicação

 

 

 

 

Com a recepção marcada entre 18:45 e 19:45h, cerca de 47 jovens entre 18 e 26 anos irão fazer a experiência do Emaús - Curso de Valores Humanos e Cristãos para jovens. O 127º Emaús Feminino acontece na Casa de Pastoral São Tiago e encerra no próximo domingo, 30, com a Missa às 19h na Igreja de Santa Teresinha, no Bairro Matosinhos.

Para o bom andamento do Curso, o Movimento convida aos pais, amigos e caminheiros de Emaús para as orações e adorações:

- 27/10 -  Após a recepção na Casa de Pastoral São Tiago, recitação do terço.

Nesta sexta-feira dia 28/10 às 19:30h Adoração na Capela do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora 

Já no sábado 29/10 às 19h nas Paróquias, Missa de Rogação pelo Curso de Emaús.

Contamos com suas orações!

Segunda, 10 Outubro 2016 13:48

JUVENTUDE DO EMAÚS PARTICIPA DO DNJ

 

No último domingo (09), a Diocese de São João del-Rei realizou mais um Dia Nacional da Juventude, o DNJ. Este ano, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Ijaci foi palco para o encontro de centenas de jovens dos vários movimentos, grupos e pastorais que atuam no trabalho com a juventude. O Movimento de Emaús foi representado pelos jovens dos grupos de vivência Renascer da cidade de Prados e Alerta Dinâmico do distrito do Rio das Mortes.

Com um dia repleto de atividades, os participantes puderam conhecer um pouco mais do tema, “Juventude nossa Casa Comum”. Além de participar de momentos de animação e de formação. Dom Célio de Oliveira Goulart esteve presente durante toda a programação e no final presidiu a celebração de encerramento.

A data do próximo DNJ já está marcada, no dia 15 de outubro de 2017, a paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus será a sede do encontro de toda a Juventude Diocesana. 

Willian Carvalho

Equipe de Comunicação

 

Um jovem de 19 anos foi baleado dentro da igreja de Nossa Senhora da Saúde, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei. O crime, que ocorreu durante a celebração da missa dominical, causou um grande impacto na cidade.

Diante de tal fato, o bispo de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, lamentou o ocorrido e fez pedidos de oração para a juventude. “Lamentamos o fato ocorrido na Igreja Nossa Senhora da Saúde, da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte. O fato demonstra a falta de segurança para nossas famílias e o sofrimento de tantos pais, devido à dependência do álcool e das drogas de seus filhos jovens. Rogamos a Deus por nossos jovens, para que possam encontrar um equilíbrio em suas condutas e serem portadores de paz e harmonia para as famílias e a sociedade”, pontua.

Mais informações sobre o caso no G1.

 

 

Reportagem: Lucas Silveira

Extraído na íntegra do site: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

Pagina 1 de 26