Ao estabelecer-se na cidade de Cruz Alta em 1986, o então recém casal de médicos , Selma Luiza e Rubilar M. de Souza, observou a inexistência de uma "Atividade com um Ideal Maior" própria para jovens. No consultório, onde iniciavam suas atividades, puderam perceber que os jovens, desta localidade de 70.000 habitantes, buscavam encontrar algo que não sabiam o que poderia ser. E nas palestras que foram convidados a proferir nas escolas, nas programações para debutantes, cursos de noivos, etc, começaram a falar do Cristo que um dia encontraram num Curso de Emaús , por volta dos anos 77/78, na sua cidade natal, Rio Grande /RS.
A alegria de ser Missionários "Migrantes" de Emaús terminou por contagiar um grupo de jovens e pais desta comunidade, além do então Bispo desta Diocese, Dom Jacó Roberto Ilgert. Junto com este casal, foram enviados 5 rapazes e 5 moças à cidade vizinha de Santo Angelo/RS, para participarem dos respectivos Cursos Masculino e Feminino de Emaús.
Ao acontecer o I Emaús Masculino, em 19 de agosto de 1992 e o II Emaús Feminino, em 26 de agosto de 1992 começava, então, a nascer a Comunidade Missionária de Emaús de Cruz Alta/RS. Com o auxílio do Secretariado Diocesano de Emaús de Santo Angelo inicialmente, com as bençãos do Secretariado Nacional, na pessoa de Monsenhor Calazans e do Casal Sérgio e Maria Eulalie Fernandez e, com a importante participação do Secretariado Diocesano de Pelotas, pudemos viver o rápido crescimento de nossa Comunidade. Além de Cruz Alta, já passaram pelos Cursos de Emaús jovens de 11 diferentes cidades de nossa Diocese: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barros Cassal, Boa Vista do Cadeado, Fortaleza dos Valos, Ijuí, Mormaço, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara e Soledade.
Levar o Plano de Amor de Deus na pessoa, vida e missão de Jesus Cristo a cerca de 1500 jovens em tão pouco de vida, nos faz ter a certeza de que nosso RUMO É CERTO em direção aos braços amorosos do PAI !