Rede EMAÚS - Fica conosco Senhor!

Notícias

Diante do avanço tecnológico que acompanha a realidade de todos nós, fica evidente as dificuldades no serviço de evangelização. As mídias sócias se usadas corretamente podem ser ferramentas eficazes para colaborar no serviço da Boa Notícia, mas a comunicação nesses meios deve ser alicerçadas dentro da primícia evangélica e o que a Igreja nos exorta a viver. Pensando nessas questões, o Regional Sudeste II, composto pelos secretariados (arqui)diocesanos de Mariana, Juiz de Fora, São João del-Rei, Valença e subsecretariado de Lavras realizaram o IX Encontro Regional, nos dias 10 a 12 de novembro, na casa Recanto Coração de Jesus, em Lavras -MG. Com o tema inspirado no texto da carta de São Paulo a comunidade de Coríntios “Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Cr 9,16) e o lema “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mateus 28: 19-20), jovens e adultos do movimento de Emaús puderam compreender um pouco mais dessa missão e atualizá-la para os dias atuais. Estiveram presentes os sacerdotes, Pe. Bolivar Vieira, diretor espiritual do Regional Sudeste II, Pe. Thiago Gomes, diretor espiritual do Secretariado de Mariana, Pe. Ricardo Oliveira, diretor espiritual do Secretariado de Itapetininga-SP. Estes presidiram a missa de abertura do encontro. O primeiro momento de reflexão foi conduzido pelo presidente do secretariado de São João del-Rei, Lauro Lamounier, que abordou os aspectos da Igreja atualmente a partir da ação dos seus membros. Pe. Ricardo falou sobre a atuação da Igreja diante das novas gerações e como nós somos partícipes desse desafio. Também abordou sobre como os leigos e clérigos devem encarar o desafio da inclusão digital dentro das paróquias, movimentos e pastorais. Os participantes reuniram-se em três momentos em grupos para trocarem experiências e partilhar opiniões sobre o conteúdo palestrado. Houve momento de confissão e uma experiência de oração com adoração e benção do Santíssimo Sacramento. Encerrando a parte formativa do encontro, o responsável pela comunicação no Secretariado Nacional, Willian Carvalho, apresentou algumas dicas de melhor uso das redes sociais como instrumentos e evangelização e comunicação. A programação foi finalizada com a entrega das lembranças do Encontro para os secretariados presentes. A missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Ricardo juntamente com Pe. Carlos Jorge (SCJ). Veja mais fotos aqui!
O Secretariado arquiiocesano de Santa Maria teve um mês de outubro repleto de atividades para a comunidade de Emaús. Curso de valores humanos e cristãos, e aula inaugural para os novos caminheiros. Nos dias 12 a 15 de outubro aconteceu o 10º Emaús Masculino. 25 novos jovens passaram pela experiencia da Estalagem e pela dinâmica do curso. A missa de encerramento aconteceu no Santuário da Nossa Senhora Medianeira. Já no dia 22 de outubro, aconteceu a Escola Inaugural com a recepção dos novos missionários do 10º Curso do Emaús. Foi um dia de muita confraternização e formação, terminando com a Santa Missa na Paróquia da Glória animada pelo Movimento de Emaús. 
O Movimento de Emaús surgiu a partir de um embrionário projeto denominado “Encontro da Juventude” em 02 de junho de 1968. Ainda não era nos moldes que se encontra hoje, mas uma semente nascia em São Paulo e vem se espalhando por todo o Brasil. Em um fim de semana de Pentecostes, os primeiros jovens de Emaús deram o seu sim para vivenciar essa experiência transformadora em suas vidas. Após uma reestruturação por um grupo de sacerdotes e leigos nos Encontros de Ingatuba, em São Paulo, de 29 a 31 de julho de 1971 e o Encontro de Vargem Grande, em Minas Gerais, de 21 a 23 de fevereiro de 1972, o encontro recebeu o nome primitivo de “Emaús - Curso de Valores Humanos e Cristãos”. E no I Seminário Interdiocesano de Emaús foram estabelecidas as diretrizes espirituais e a dinâmica de evangelização. Ao passar dos anos o curso de Emaús foi chegando a várias dioceses do Brasil e hoje está presente em 21, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. O movimento de Emaús caminha em comunhão com os bispos das dioceses onde se instalaram e a serviço da Igreja católica no Brasil, evangelizando jovens e os incentivando a viverem uma vida integrada com sua comunidade paroquial. Em 2018, o Instituto das Comunidades Missionárias de Emaús, popularmente chamado de Movimento de Emaús completa o seu jubileu áureo. São 50 anos dedicadas a missão de estar junto da juventude, levando a palavra do Evangelho e reapresentando valores humanos e cristão, aos que se permitem passar pela estalagem de Emaús. Para celebrar esta data, o Secretariado diocesano de São Paulo e o Secretariado Nacional de Emaús lançam um concurso da criação da logomarca de 50 anos do Emaús. Até o dia 31 de outubro, os interessados podem enviar suas propostas. Os trabalhos inscritos deverão obedecer ao tema “Emaús: 50 anos evangelizando a juventude”. Todas as informações necessárias para participar do concurso estão disponíveis no edital, que pode ser acessada pelo link https://goo.gl/XBSnkA.  
Nos dias 04 a 06 de agosto, o Secretariado de Pelotas, realizou um curso de formação para os caminheiros com o tema “A Jesus por Maria”. Estes encontros formativos são momentos em que jovens e adultos se reúnem para refletir sobre diversos temas, entre eles as aulas de ciclos de formação. No total foram 120 pessoas que participaram deste momento. Na sexta-feira, os integrantes refletiram sobre os “nãos” que Maria teve que dar em consequência do “sim” dado a Deus.  No sábado houve momentos mais voltados para os ciclos de formação. Depois ouviram testemunhos de mães como Marias e na noite tivemos uma Via-Sacra aos olhos de Nossa Senhora. E encerraram com uma missa celebrando a liturgia votiva a Nossa Senhora. No domingo refletiram sobre os dogmas marianos.
No último sábado (05), o Regional Sudeste I esteve em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida para a I Romaria e Encontro de Emaús em Aparecida. Composto pelos Secretariados de Emaús das arquidioceses de São Paulo e Sorocaba e das dioceses de Jundiaí, Itapetininga e Itapeva, 200 caminheiros visitaram a casa da Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil. Eles foram acolhidos pela equipe do Jovens de Maria e pelo Pe. Marcelo Magalhães, diretor espiritual da juventude no Santuário Nacional, que na oportunidade apresentou a espiritualidade do projeto Jovens de Maria. Durante a visita, os caminheiros de Emaús, participaram de uma reflexão sobre o tema “A Tua Vontade”. Este momento foi dirigido por Laura Galvão, apresentadora do Jovens de Maria que levou a juventude a repensar seus projetos de vida e colocá-los à disposição da vontade de Deus. Também participaram da Santa Missa no Santuário Nacional que presidida pelo diretor espiritual do Secretariado de Itapetininga, Pe. Ricardo. Também realizaram um momento de oração junto a imagem da Virgem da Conceição Aparecida, venerada por muitos católicos do mundo inteiro. Veja as fotos do Regional Sudeste I Informações: Portal A12 e Regional Sudeste I
No último domingo, 06 de agosto, o Secretariado diocesano de Caxias do Sul, realizou um encontro com os seus músicos cantores do movimento. Os participantes se reuniram no salão paroquial da igreja Sagrada Família em Caxias do Sul para renovarem a formação desta função tão importante dentro dos cursos de valores humanos e cristãos promovidos pelos Secretariados de Emaús. Estiveram presentes 33 violeiros, seis timoneiros e seis organizadores. Este encontro teve como objetivos, rezar pela unidade do movimento na diocese, seguindo e respeitando as orientações do Secretariado Nacional, formar e capacitar novos cantores para os cursos, trabalhando com a padronização das melodias conforme orientações e CD do livro dos cantores e integrar e fortalecer os laços com cantores de núcleos de nossa diocese, buscando ampliar a participação destes no movimento, bem como nos cursos. Segundo a organização momentos assim são importantes para realizar uma "reciclagem" para com os cantores mais experientes e a preparação de novos cantores, repassando com todos o compromisso e a responsabilidade de ser um cantor de Deus e de Emaús. Para Laucas Pistorello, organizador e membor do Secretariado de Caxias do Sul,  “também é importante para a integração com cantores de diversas regiões, buscando com este retiro a padronização das músicas, melodias e postura quando estiverem a serviço na casa de Emaús”, afirma.
Pagina 1 de 4