Voltar
III ECNE - Carta de Caxias

Sereis Minhas Testemunhas At 1,8

Contando com a honrosa presença e palavra de vários Bispos, entre eles o Bispo da Igreja que peregrina em Caxias do Sul, de 11 Diretores Espirituais, dos integrantes do Secretariado Nacional, dos Casais Presidentes e Jovens de 24 Secretariados Arqui/Diocesanos, realizou-se de 26 a 29 de agosto de 1999 o III Encontro do Conselho Nacional do Movimento das Comunidades Missionárias de "Emaús".

Com competência e dedicação exemplar, o Secretariado Diocesano de Caxias do Sul, seu Colegiado, Cantores e Cantoras, numerosos Adultos, Jovens e Serviçais da casa, prepararam em seus pormenores o Encontro e nos acolheram no moderno e funcional Centro Diocesano de Formação Pastoral. Deixamos aqui ao Senhor Dom Nei Paulo Moretto, e a todo o Secretariado de Caxias do Sul a expressão de nosso profundo agradecimento. Eles tornaram possível o êxito do III Encontro do Conselho Nacional que é, na estrutura do Movimento, o Colegiado Deliberativo.

Não pudemos contar, infelizmente e pela primeira vez, com a presença do venerando fundador do Movimento, Monsenhor Benedito Mário Calazans, tão benemérito na Igreja do Brasil, a partir de agora Diretor Espiritual Emérito "ad vitam" do Movimento de "Emaús". Agradecemos a emocionada Mensagem gravada que nos enviou, renovando nosso apreço e gratidão por ter ele oferecido à nossa Igreja um Movimento de Adultos e Jovens para a Evangelização da Juventude, onde quer que se encontre: na família e nas escolas, nos ambientes de trabalho e lazer. Movimento inspirado no memorável encontro de Cristo Ressuscitado com os dois discípulos que caminhavam para sua cidadezinha de Emaús.

Prosseguiremos no caminho de Emaús, comprometidos com a espiritualidade e a metodologia de trabalho do Movimento. As Escrituras Sagradas, a Eucaristia, a Comunidade e, de modo todo especial, a pessoa de Cristo Jesus, morto porém vivo e ressuscitado, continuarão renovando em nossa vida pessoal e em nossa missão apostólica, particularmente na evangelização dos jovens de 18 a 26 anos de idade, onde se encontrem.

Durante o III Encontro, ouvimos importantes depoimentos sobre "Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre", a Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Ecclesia in America" e os "Caminhos do Pós-Emaús". Tivemos belas Concelebrações Eucarísticas presididas por Bispos amigos, motivadoras Preces da Manhã e da Noite, grupos de reflexão e plenários, aprofundando os temas tratados, esclarecendo dúvidas e recordando os 31 anos do Movimento mas, particularmente, voltando os nossos olhares para o futuro.

Nossos trabalhos tiveram como tema "Sereis minhas testemunhas!", palavra de Jesus aos seus Apóstolos e a todos os cristãos. O tema central de nosso Encontro foi: "Emaús, uma resposta para a evangelização da juventude frente aos desafios do Novo Milênio". Prosseguiremos testemunhando Cristo Jesus pela nossa Fé, pelo estilo de nossas vidas, por nossa palavra e, se for o caso, também, com o nosso sangue. Estamos conscientes de que a missão evangelizadora a nós confiada continua nos interpelando, especialmente neste final de século e início do Terceiro Milênio da era cristã. Anunciaremos "toda a Verdade de Jesus Cristo, da Igreja e do Homem" (João Paulo II) em meio aos desafios da secularização e do relativismo, da urbanização e do permissivismo, do consumismo e da globalização, que envolvem a nós todos e aos jovens que nos comprometemos a evangelizar, custe o que custar, certos de que somente Cristo e o seu revolucionário Projeto de Vida, fundado no amor, transformarão o homem e a sociedade, respondendo aos mais profundos anseios de nossa juventude.

Nestes dias fomos levados a assumir os seguintes compromissos:

Prosseguir fiéis ao fundamental, à espiritualidade, à missão evangelizadora e à metodologia própria de trabalho, do Movimento em que a Providência de Deus nos inseriu. Nossa espiritualidade nos leva ao encontro e serviço da pessoa de Jesus, ao anúncio de seu Evangelho, à valorização da Palavra de Deus e dos Sacramentos, a uma grande comunhão e sintonia com o Magistério do Santo Padre, o Papa, e dos nossos Pastores, os Bispos, em consonância com as "Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil", da CNBB.
Continuar respeitosos das decisões já tomadas nos anteriores Encontros do Conselho Nacional: a realização dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos em três dias e uma noite, para rapazes e moças em separado, observando as sete Fases do Curso, valorizando o canto, as palestras e meditações, as celebrações litúrgicas e paralitúrgicas.
Quanto ao Pós-Emaús, vimos a necessidade de sermos mais criativos no regular funcionamento das nossas Escolas Missionárias, das Maranathas, promovendo Retiros e Cursos para nosso aprofundamento na Fé, compartilhando tudo isso com os diversos Secretariados através da Internet e outros meios de comunicação social.
Sentimo-nos chamados à evangelização do meio universitário e dos jovens em geral, onde se encontrarem, informando-nos melhor sobre a Doutrina Social da Igreja, empenhando-nos na transformação da sociedade à luz dos valores do Evangelho.
Empenhar-nos ainda mais na formação e acompanhamento dos novos casais, cujas famílias nasceram na convivência do Pós-Emaús, orientando-os para um dos vários Movimentos Familiares das nossas Dioceses.
Cuidar, com maior empenho, da expansão do Movimento em regiões e Dioceses onde ainda não chegou, assumindo os Secretariados mais próximos com o Secretariado Nacional, esse compromisso.

Comunicamos que, a partir de agora, o Padre Ignácio Pilz, do Clero de Brasília, assumiu a direção espiritual do Secretariado Nacional. Caminharemos sempre em comunhão com o Fundador, com o novo Diretor Espiritual, respeitando as orientações, decisões e compromissos deste III Encontro do Conselho Nacional.

Durante esse Encontro voltamos, mais demoradamente, o nosso olhar para o Terceiro Milênio que se avizinha. Na fé e na esperança, tudo faremos para construir a "civilização do amor" (Paulo VI), uma nova sociedade menos desigual, mais fraterna e justa. Consideramos essa missão a nossa tarefa pessoal e, também, do Movimento de "Emaús".

À luz da Exortação Pós-Sinodal "Ecclesia in America", lado a lado com o Papa, Sucessor de Pedro, com os nossos Bispos, Diretores Espirituais e Dirigentes dos Secretariados, continuaremos proclamando, oportuna e inoportunamente, como ordena o Apóstolo Paulo e como continua nos ensinando São João Batista, por seus exemplos, denunciando os pecados do povo, o adultério de Herodes e apontando a pessoa de Jesus como o Salvador, "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". O plano de Deus, o Evangelho da Família e da Vida, o mandamento novo do amor, são as grandes linhas do compromisso do Movimento de "Emaús" e de todos nós, seus responsáveis maiores.

Somos gratos por termos sido chamados a evangelizar os jovens. Por eles, certamente passa o futuro do Brasil e do Mundo. Nunca foi tão difícil, como jamais foi tão necessário, o anúncio explícito de Jesus Cristo à juventude. A mística do Reino de Deus, os valores do Evangelho, o inovador Projeto de Jesus, haverão de nortear sempre os nossos trabalhos.

Mais uma vez, erguemos o nosso olhar suplicante a Maria, a Virgem de Nazaré, que se tornou pelo seu "sim", Mãe de Deus e da Igreja, primeira evangelizadora nas montanhas da Judéia, em que entoou o seu admirável cântico de gratidão a Deus, cântico, também, profético e de libertação.

Procurando desde as suas origens no já distante e tempestuoso ano de 1968, ser fiel à própria vocação iremos em frente, firmados na esperança e movidos pela fé e o amor, estaremos sempre a serviço da verdade sobre o erro, do bem sobre o mal, do amor sobre o ódio, da justiça sobre a opressão e de Cristo sobre os seus inimigos.



Caxias do Sul, 29 de Agosto de 1999.



Dom Amaury Castanho
Presidente do Conselho Nacional

Padre Ignácio Pilz
Diretor Espiritual

Dr.Eduardo/Mª Ângela Guenka
Casal Presidente do Secretariado Nacional

Carlos José/Mª Helena Castro
Casal Vice-Presidente do Secretariado Nacional

Fátima Regina Rebouças Hernández
Secretária

Luis Gustavo Loyola dos Santos
Tesoureiro


Morais - Nacional/BR
30/4/2003

Subir    

Galeria  |  Oração