Rede EMAÚS - Fica conosco Senhor!

Quarta, 26 Fevereiro 2014 16:29

Nossa Caminhada

Comunidade Missionária de Emaús

Secretariado de Brusque

     Esta é a nossa história....

     Emaús...  Nome da aldeia onde se deu o Encontro de Jesus Cristo ressuscitado com dois discípulos, na tarde da ressurreição.

     O Movimento de Emaús surgiu em resposta às angústias e anseios dos jovens que, muitas vezes, como os discípulos de Emaús, estão tristes e com os olhos vendados, não reconhecendo o Cristo em suas vidas!  O Emaús tem a missão de evangelizar os jovens fazendo com que eles reconheçam o Cristo ao partir o pão.

      O Emaús nasceu em São Paulo, em 1968, como Encontro da Juventude e seu idealizador foi Monsenhor Benedito Mário Calazans. Em 1972 recebeu o nome de EMAÚS – Curso de Valores Humanos e Cristãos.

      Em Brusque, tudo começou em 1974 quando 3 jovens foram convidados a fazer  o Emaús em Florianópolis e formaram o 1º grupo de jovens de Emaús em nossa cidade, o Grupo São Luís Gonzaga. Por muitos anos alguns rapazes e moças tiveram a oportunidade de conhecer a face do Cristo através das 3 vagas que o Secretariado de Florianópolis oferecia.

     A Comunidade Missionária de Emaús em Brusque surgiu em 1987 com o objetivo de que mais jovens tivessem a graça de poder participar do Curso de Valores Humanos e Cristãos-EMAÚS.

     Em 1986, no Encontro de Dirigentes em Florianópolis, alguns jovens com o apoio do Secretariado de Florianópolis e do Mons. Francisco Salles Bianchini, lutaram para trazer o Curso para nossa cidade.  Foi, então, criado o 1º Subsecretariado do Movimento de Emaús de Brusque, que realizou o I Emaús Feminino e o I Emaús Masculino em 1987.

     Nos anos seguintes, alguns cursos se realizaram. Nesta época o Subsecretariado não estava mais estruturado. Muitas pessoas se doaram e colaboraram na organização dos cursos e atividades do Movimento.

      O Movimento também viveu momentos difíceis.  Em 1994, alguns de seus membros achavam que não havia mais estrutura para que os cursos se realizassem. Foi, então, que vários casais e jovens emauístas participaram do Cursilho Jovem e perceberam que não poderiam deixar a “chama” se apagar. Depois disto, começaram a luta para novamente fazer o Curso de Emaús em Brusque.

     Foi com muita dificuldade que este trabalho reiniciou. Com a ajuda e participação de 4 grupos de jovens e casais, realizou-se o V Emaús Feminino, em 1995 e o V Emaús Masculino em 1996.

     No final do ano de 1996, numa manhã de confraternização, decidiu-se pela formação de um novo Subsecretariado. Pe. Nivaldo Alves de Souza foi convidado a ser o 1º Orientador Espiritual.

     A partir daí, houve uma reorganização muito grande dentro do Movimento.

     Desde o início do Movimento, sempre houve um grande interesse em oferecer vagas nos Cursos para as cidades vizinhas, evangelizando, assim, mais jovens. Com isto, foram criados grupos de jovens no município de Guabiruba.

     Após 10 anos de orientação espiritual, Pe. Nivaldo foi transferido para Roma e, outros padres aceitaram o convite para serem os nossos Orientadores Espirituais: Pe. Silvano João da Costa (2006-2007), Pe. Rubens Rieg (2008-2010), Pe. André Borges da Silva (2012), Pe. Silvano João da Costa (2013) e atualmente, Pe. Magnos Caneppele .

      Hoje, contamos com 52 grupos de jovens e de casais, 8 deles em Guabiruba e os demais espalhados nos bairros de nossa cidade!

    A cada ano que passa, nosso coração arde ao ver que a Comunidade Missionária de Emaús em Brusque continua a ser presença viva na comunidade e continua a ser um instrumento de Deus, fazendo com que, cada vez mais jovens despertem o desejo de dizer:

“Fica Conosco, Senhor”.